segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cardápio  Saudável em nossa escola


Roseli de Fátima Perin
Edna Bezerra da Silva
Objetivos:- Conhecer se os alunos relacionam hábitos alimentares com a manutenção da saúde.
-Proporcionar um momento de reflexão sobre alimentos saudáveis e seus valores nutricionais.

Conteúdo:- Alimentação equilibrada
- Hábitos saudáveis

Ano:8º 

Materiais:-Cardápio de um adolescente que você pode elaborar.
 -Internet: Power Point

Desenvolvimento:Comentar com a turma que essa atividade tem como único fim a discussão sobre hábitos alimentares. Para começar a atividade, apresente um cardápio e conte que ele é de um adolescente de 15 anos aos alunos. Esse menu deve apresentar alimentos como embutidos, como salsicha e linguiça, massas, como macarrão e pão, e muita fritura. Conte que esse jovem, apesar de admitir nunca comer frutas, legumes e verduras, defende que “para a pessoa ser saudável, pode comer aquilo que gosta e quer.”
Solicite que os alunos analisem o cardápio e a afirmação do jovem e produzam um pequeno texto explicando se concordam com ele ou não. A atividade deve ser individual e você deve orientá-los a escrever suas ideias da forma que acharem melhor.
Nesse texto, peça que expliquem sua posição e apontem o que julgam poder ocorrer com a saúde desse jovem se continuar a consumir somente isso por um longo período. 
Depois de avaliarem o cardápio exposto, conduzir os alunos até ao laboratório de informática e orientá-los a acessar a internet para pesquisar imagens e valores nutricionais de alimentos saudáveis. Agrupadas as imagens e as informações, os alunos deverão produzir, utilizando o power point, um cardápio para a escola, acrescentando alimentos saudáveis, seus valores nutricionais, preparar uma apresentação atrativa e criativa. Não se esqueçam que para ter uma boa saúde, além de ingerir alimentos saudáveis, devemos acrescentar água e atividades físicas em nosso dia-a-dia.

Avaliação:Analisar as produções dos alunos: eles consideram que uma dieta balanceada contribui para a manutenção da saúde? Verifique se eles apontam a falta de alguns nutrientes importantes, que ajudam o funcionamento do corpo como, por exemplo, alimentos com fibras. Cheque se conseguem justificar com clareza porque é indicado ter uma alimentação variada e se sinalizam que a possibilidade de carência de nutrientes pode ocasionar no desenvolvimento de doenças, no caso da manutenção desse tipo de cardápio por um longo período.
Saber como eles entendem a relação entre aquilo que se consome e a saúde pode nortear o seu trabalho sobre hábitos saudáveis com os alunos. É preciso que a turma compreenda que a relação do corpo com o meio externo depende também das atitudes cotidianas em busca de uma vida mais equilibrada.
 

Um comentário: