segunda-feira, 11 de junho de 2012

Navegando por vídeos e outras mídias


            O filme mostra o cerrado, relatando sobre a natureza a suas questões socioambientais. O filme tem como objetivo principal apresentar ao educando a importância do bioma cerrado para a conservação do meio ambiente. 
            O vídeo mostra poemas e depoimentos sobre a diversidade da paisagem do cerrado e alguns meios de preservação.
É de extrema necessidade que o professor trabalhe com esse recurso, visto que os alunos aprendem mais quando estão visualizando alguma coisa.
           O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
           Vídeo significa também uma forma de contar multilinguística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito.
            A tecnologia vídeo apresentam enormes vantagens, pois englobam em si vários meios e funções, embora tenhamos de ter consciência de que o uso didático do vídeo não pode substituir, nem o professor nem os outros meios audiovisuais. O vídeo surge como meio compensatório, pois permite multiplicar as opiniões sobre uma mesma realidade, fazer ampliações, repetição e organização da percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário